Novo Parlamento venezuelano toma posse hoje

CARACAS, 5 JAN (ANSA) - O novo Parlamento, que tem "supermaioria" da oposição, toma posse nesta terça-feira, dia 5, na Assembleia Nacional (AN) da Venezuela.   

Também assume hoje como novo presidente da AN o secretário do partido Ação Democrática (AD), Henry Ramos Allup, escolhido pela coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) no último final de semana.   

Ele foi impedido na noite da última segunda-feira, dia 4, de entrar na Assembleia. Ele foi cercado por militantes chavistas que o insultaram, sendo obrigado a deixar o local.   

Ramos Allup, de 72 anos, substituirá o chavista Diosdado Cabello, forte aliado do ex-presidente Hugo Chávez, morto em 2013, na primeira vez que o cargo é ocupado por um opositor em cerca de 16 anos. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou que sejam tomadas todas as medidas para que a cerimônia transcorra em paz.   

O mandatário disse que foram deslocados "agentes dos organismos de Inteligência" e que o problema é "uma oposição que não respeita as regras o jogo".   

A oposição obteve 112 assentos dos que 167 da Assembleia, causando a maior derrota do chavismo em anos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos