'Shakespeare Lives' celebra 400 anos da morte do dramaturgo

Por Alessandro Carlini ROMA, 6 JAN (ANSA) - Há 400 anos da sua morte, William Shakespeare continua um dos nomes de maior peso para a cultura mundial e o seu vasto trabalho ainda se encontra em teatros, cinemas, televisão e agora também no Twitter.   


Para celebrar o aniversário de falecimento do "Bardo", que acontece no próximo dia 23 de abril, o instituto cultural British Council organizou um calendário de eventos e iniciativas, entre as quais a criação, com a ajuda do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, do site e da hashtag "Shakespeare Lives" ("Shakespeare Vive", em tradução livre). O dramaturgo está mais "vivo" do que nunca e suas obras continuarão imortais através de uma série de eventos que serão disseminados neste ano em 110 países, de festivais internacionais a torneios teatrais, explorando cada meio de expressão, todas as técnicas digitais disponíveis e, sem dúvida, as redes sociais. Esta parece uma realidade bem distante de 1616, quando o escritor morreu, aos 52 anos de idade, na cidade de Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. No entanto, não é tão difícil imaginar o gênio usando o Twitter. As suas numerosas citações e frases, que já entraram no léxico não só da língua inglesa, têm o formato perfeito para os 140 caracteres da plataforma.   


Por isso, já se prevê um grande sucesso da hashtag #Shakespearelives, dedicada às comemorações de 2016 e um ótimo modo de poder citar passagens de tragédias como "Hamlet", "Romeu e Julieta" e "Macbeth". "A herança de Shakespeare não tem comparação: as suas obras foram traduzidas em mais de 100 línguas e são estudadas por alunos de metade do planeta", afirmou Cameron. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos