Bandeira é símbolo dos 'novos italianos', diz presidente

ROMA, 07 JAN (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, declarou nesta quinta-feira (7) que a bandeira do país também é símbolo dos "novos cidadãos italianos", em clara referência aos milhares de imigrantes que chegam ao seu território todos os anos.   

A frase foi dita durante as comemorações pela "Festa del Tricolore" ("Festa da Tricolor"), que celebra a bicentenária bandeira italiana. "A Tricolor é agora a bandeira dos novos cidadãos italianos, que há anos vivem e trabalham conosco e que amam tanto quanto nós a pátria comum", afirmou o chefe de Estado.   

Segundo Mattarella, o estandarte é um "símbolo de unidade" e um "sinal de abertura". "É um recurso que pode nos ajudar a enfrentar melhor os desafios do futuro", acrescentou. A Itália é atualmente um dos países que mais recebem solicitantes de refúgio na Europa, algo que serve de combustível para movimentos xenófobos, como o partido de extrema-direita Liga Norte.   

Em 2015, 153.052 imigrantes desembarcaram em solo italiano via Mediterrâneo, enquanto outros 2,9 mil morreram tentando completar a travessia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos