Ex e atual presidentes do Cesena são denunciados

ROMA, 08 JAN (ANSA) - Giorgio Lugaresi, presidente do Cesena, time que disputa a segunda divisão do futebol italiano, e seu antecessor, Igor Campedelli, foram denunciados pela Promotoria de Forlì-Cesena sob a acusação de terem desviado dinheiro das contas do clube.   


Segundo a Guarda de Finanças da Itália, a fraude na agremiação da Emília-Romana totaliza mais de 11 milhões de euros. Também serão levados à justiça o ex-diretor-geral Luca Mancini e os empreendedores Potito Trovato e Coclite Mastrorazio. Os crimes pelos quais eles responderão incluem lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, formação de quadrilha destinada à apropriação indébita e falsa contabilidade.   


O caso é resultado da apreensão de milhares de documentos na sede do Cesena em abril de 2014, que revelaram aos investigadores um esquema para esvaziar os caixas do clube por meio de falsos contratos para fornecimento de serviços, realização de obras e consultorias, todos justificados com notas frias, que totalizam 7 milhões de euros.   


Além disso, os cartolas teriam inflado os lucros com a venda de jogadores, incluindo a transferência de Yuto Nagatomo para a Inter de Milão, em janeiro de 2011. Boa parte desse dinheiro teria ido parar nas contas de Campedelli e de suas empresas imobiliárias.   


Já o atual presidente do Cesena, Giorgio Lugaresi, declarou que não tem nenhuma relação com a quadrilha e que foi ele próprio quem apresentou as denúncias. "Eu estou entre os investigados porque tive de assinar um balanço em 2013", disse.   


Com 75 anos de história, a equipe nerobianca tem 13 participações na Série A, da qual foi rebaixada na temporada 2014/15. Atualmente, ocupa a sétima posição na segunda divisão.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos