El Chapo deu entrevista a Sean Penn quando estava foragido

WASHINGTON, 10 JAN (ANSA) - O ator norte-americano Sean Penn se encontrou secretamente com o traficante mexicano "El Chapo" para entrevistá-lo enquanto o criminoso estava foragido, divulgou neste sábado (9) a revista "Rolling Stone". Na entrevista, intermediada pela atriz mexicana Kate Del Castillo, Penn conta detalhes da vida do ex-líder do cartel de Sinaloa e relata o desejo de "El Chapo" de produzir um filme sobre sua vida. Devido à entrevista, Sean Penn será investigado pelo governo mexicano, de acordo com informações relevadas pelo jornal "ABC", que cita fontes oficiais. Mas as autoridades garantem que sabiam da reunião e que a entrevista ajudou a capturar o traficante no último dia 9 de janeiro.   

"Tinha certeza de que a agência antidrogas dos EUA, a DEA, e as autoridades mexicanas estavam seguindo cada movimento meu", disse o ator à revista "Rolling Stone", que publicou a entrevista exclusiva, com fotos do encontro.   

O ator e o traficante se reuniram no dia 2 de outubro, no estado mexicano de Durango, perto de Sinaloa. Eles teriam ficado por sete horas conversando, além de terem comido e bebido juntos durante a madrugada. "No momento em que cheguei ao México, tornei-me suspeito de tudo", confessou Sean Penn, relatando que precisou usar telefones descartáveis, endereços de e-mail anônimos e mensagens criptografadas para se comunicar com "El Chapo".   

Durante a entrevista, "El Chapo" disse ao ator norte-americano que era a pessoa que mais "vendia heroína, metanfetamina, cocaína e maconha no mundo". "Tenho uma frota de submarinos, aviões, caminhões e barcos", confessou.   

Sean Penn também contou que o traficante disse ser "amigo" do magnata e pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, que no ano passado fez duras críticas a imigrantes mexicanos. "Quando eu perguntei a 'El Chapo' sobre Trump, ele sorriu e disse: 'Ah, é meu amigo", relatou o ator.   

Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera é considerado um dos maiores traficantes do mundo. Ele conseguiu escapar de uma prisão de segurança máxima, em uma fuga cinematográfica, em julho de 2015.   

Ele estava detido desde fevereiro de 2014 e cavou um túnel de 1,5 quilômetro para escapar de sua cela.   

O criminoso foi capturado semana passada por homens da Marinha Militar do México em Los Mochis, cidade situada no estado de Sinaloa. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos