Sanders abre 14 pontos sobre Hillary em New Hampshire

WASHINGTON, 12 JAN (ANSA) - O senador por Vermont Bernie Sanders abriu 14 pontos de vantagem sobre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton nas pesquisas de intenção de voto para as primárias de New Hampshire do Partido Democrata para a Presidência dos Estados Unidos.   

A sondagem foi realizada pela Universidade Monmouth e mostra uma mudança no cenário registrado em dezembro passado, quando os dois pré-candidatos apareciam mais próximos ou até empatados no estado. De acordo com a pesquisa, o senador tem 53% da preferência entre os democratas de New Hampshire, enquanto a ex-secretária de Estado possui 39%. Sanders, de 74 anos, é tido como socialista e é o único candidato com chances de incomodar a favorita Clinton na corrida eleitoral democrata. Tradicionalmente, New Hampshire organiza as primeiras primárias da disputa presidencial nos EUA e costuma ditar as tendências para os estados seguintes e fortalecer ou enterrar campanhas.   

Neste ano, a votação será em 9 de fevereiro, oito dias após o caucus de Iowa, que adota um sistema de assembleias para definir em quem os delegados do estado votarão na convenção nacional democrata.   

Apesar disso, em termos nacionais, Hillary Clinton aparece com boa vantagem sobre Sanders, indo de 53% a 58% nas pesquisas divulgadas em 2016, contra 30% a 39% de seu adversário. O outro pré-candidato do partido, o ex-governador de Maryland Martin O'Malley, não passa de 3%. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos