Rivais desafiam Trump em novo debate republicano

SÃO PAULO, 14 JAN (ANSA) - A emissora norte-americana "Fox" realiza nesta quinta-feira (14) o penúltimo debate dos pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos antes do início das primárias do partido.   

O encontro ocorrerá em North Charleston, na Carolina do Sul, estado governado por Nikki Haley, escalada pela legenda conservadora para rebater em rede nacional o último discurso do Estado da União de Barack Obama, na última terça-feira (12).   

Assim como nos debates anteriores, este será dividido em dois: primeiro um embate envolvendo apenas os pré-candidatos "nanicos", e em seguida outro com os mais bem colocados nas pesquisas.   

Este último terá o magnata Donald Trump, o neurocirurgião Ben Carson, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, os senadores Marco Rubio e Ted Cruz e os governadores de Ohio, John Kasich, e Nova Jersey, Chris Christie.   

O outro reunirá a ex-CEO da Hewlett-Packard Carly Fiorina, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee e o ex-senador Rick Santorum. O senador libertário Rand Paul foi convidado para o primeiro debate, mas se recusou a participar.   

A última pesquisa em âmbito nacional, realizada pelo instituto YouGov, mostra Trump na liderança, com 36% das intenções de voto, seguido por Cruz, com 20%. Em terceiro aparece Rubio, com 11%, Carson, com 6%, e o ex-favorito Jeb Bush, com 5%.   

As primárias republicanas começam no dia 1º de fevereiro, com o caucus de Iowa, estado que ainda sediará um debate entre os pré-candidatos, em 28 de janeiro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos