Série de ataques terroristas deixa mortos em Jacarta

JACARTA, 14 JAN (ANSA) - Dia de pânico e terror em Jacarta, na Indonésia. Diversas explosões e tiroteios deixaram ao menos sete mortos, segundo dados oficiais. Alguns veículos de imprensa falam em até 17 vítimas fatais.   

Nenhum grupo reivindicou a autoria da série de atentados terroristas até o momento, mas os jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) haviam ameaçado, no mês passado, realizar uma ação terrorista na cidade.   

Segundo um representante da Polícia local, o ataque, realizado em uma área movimentada de compras, pode estar relacionado ao grupo pois imita as ações em Paris, que deixaram 130 mortos e centenas de feridos em 13 de novembro.   

Seis explosões foram registradas no centro da cidade, nas proximidades da sede das Nações Unidas (ONU), sendo que, entre as vítimas está um holandês que trabalha para a organização. Em estado grave de saúde, ele passa por cirurgia. Outra explosão aconteceu em um café da rede norte-americana Starbucks, deixando um cliente ferido. A empresa ordenou o fechamento de todos seus estabelecimentos na cidade até segunda ordem. A Embaixada dos Estados Unidos em Jacarta teme novos ataques e alertou seus cidadãos para evitarem a região central da cidade.   

A Polícia da capital da Indonésia disse, no entanto, que a situação agora está sob controle.   

Ainda de acordo com as forças de segurança, ações criminosas foram realizadas por 14 homens armados. Até o momento, quatro pessoas foram detidas. A Indonésia é o país com maior população muçulmana do mundo, mas a maioria dos fieis segue uma linha moderada - considerada pecaminosa pelos extremistas do EI. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos