EUA dizem não estar prontos para remover sanções ao Irã

WASHINGTON, 15 JAN (ANSA) - A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira (15) que os Estados Unidos ainda não estão prontos para revogar as sanções econômicas impostas ao Irã devido ao seu programa nuclear.   

Segundo o porta-voz da Presidência norte-americana, Josh Earnest, isso só acontecerá quando a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) verificar se foram cumpridos todos os passos previstos pelo acordo entre Teerã e as potências do 5+1 (EUA, França, Alemanha, China, Rússia e Reino Unido) e a União Europeia.   

Além disso, a Casa Branca não exclui a hipótese de novas sanções por causa de outras atividades do governo iraniano, como os testes de mísseis balísticos. Existe a expectativa de que o tratado nuclear assinado em julho passado entre definitivamente em vigor neste fim de semana.   

"Espero dar uma confirmação nas próximas horas. Estamos indo no caminho certo", declarou a alta representante para Política Externa da UE, Federica Mogherini. Em dezembro passado, a Aiea aprovara uma resolução que pôs fim à questão da "possível dimensão militar" (PMD, na sigla em inglês) do programa nuclear de Teerã, abrindo caminho para a plena implantação do Acordo de Viena.   

O tratado prevê a eliminação progressiva dos bloqueios impostos à economia iraniana nos últimos anos. Em troca, o país persa limitará suas atividades atômicas, incluindo a interrupção do enriquecimento de urânio na usina de Fordow e a redução de suas centrífugas, que passarão de mais de 19 mil para 6,1 mil em um período de 10 anos.   

Além disso, o Irã permitirá a realização de inspeções periódicas por parte da Organização das Nações Unidas (ONU) em suas instalações. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos