Fumar é prejudicial para cães e gatos, diz campanha em Milão

MILÃO 15 JAN (ANSA) - Enquanto todos sabem os danos que o fumo passivo pode causar nos seres humanos, ainda é pouco conhecido que os animais de estimação de um fumante correm um risco igual ou até maior do que companheiros e crianças. É isso que informa um estudo preliminar da Universidade de Glascow que deve ser finalizado ainda neste ano.   


Por este motivo, a Ordem dos Médicos Veterinários da Itália lançou na cidade de Milão uma campanha informativa com o slogan "O fumo também os mata", que foi apresentada no Palazzo Marino nesta quinta-feira, dia 14, para que os donos de cães e gatos que fumam saibam os perigos que seus bichos estão correndo e também para incentivar que eles parem de fumar.   


No evento, foi explicado por que os animais são tão sensíveis a essa atividade. Os mais vulneráveis são os gatos que, por terem o hábito de lamber seus pelos, acabam engolindo substâncias nocivas do fumo que ficam depositadas na parte externa do corpo e acabam sendo mais suscetíveis a tumores na região da boca e da garganta.   


Já entre os cachorros, as raças que correm mais riscos são as que têm um nariz comprido, mais sujeitas a ter câncer nas cavidades nasais, e as de menor porte, mais predispostas a doenças cardíacas e respiratórias. Outro perigo é que esses animais podem engolir bitucas de cigarro.   


Até canários e papagaios podem ser afetados pelo fumo, já que esses pássaros podem pegar uma pneumonia, muitas vezes letal.   


A iniciativa pode trazer bons resultados. Segundo outro estudo, este da Henry Ford Health System de Detroit, nos Estados Unidos, se informados, 28,4% dos fumantes donos de animais de estimação deixariam o cigarro de lado para sempre para não prejudicar a saúde do seu amigo peludo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos