Jimmy Morales toma posse como novo presidente da Guatemala

CIDADE DA GUATEMALA, 15 JAN (ANSA) - O comediante Jimmy Morales, de orientação conservadora, tomou posse como novo presidente da Guatemala na última quinta-feira, dia 14, prometendo acabar com a pobreza e a corrupção no país, mas sem apresentar propostas concretas.   

O novo chefe de Estado guatemalteco assume uma nação que sofre com profundas desigualdades sociais e tem mais da metade de sua população abaixo da linha de pobreza.   

Em discurso de posse, Morales prometeu lutar contra a corrupção e disse que país está passando por um renascimento. "Não tolerar a corrupção nem o roubo. Isso é algo que, sim, podemos cumprir e vamos fazer desde o primeiro dia", declarou.   

"Disseram-me que isso é impossível, que precisaria de um milagre, mas eu acredito em milagres", defendeu Morales.   

Com seu lema "Sem corrupção ou ladrões", ele representa a frustração de milhões de cidadãos após uma série de investigações que levaram a renúncia e prisão do ex-presidente Otto Pérez Molina em setembro, poucos dias antes do primeiro turno eleitoral. Oposição questiona o novo mandatário sobre seu plano que ação, que nunca foi apresentado oficialmente, no entanto. Histórico - Morales, de 46 anos, que concorreu pela Frente de Convergência Nacional (FCN), conquistou a Presidência com quase 70% dos votos.   

Amparado por seus estudos de teologia, ele soube conquistar o eleitorado com discursos cheios de parábolas bíblicas, piadas populares e lembranças de sua infância humilde. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos