Trump e Cruz trocam acusações em novo debate republicano

NOVA YORK, 15 JAN (ANSA) - O último debate republicano antes do início das primárias, em 1° de fevereiro em Iowa, foi marcado pela troca de farpas entre os principais candidatos nas pesquisas, Donald Trump e Ted Cruz.   

Na noite da última quinta-feira, dia 14, Trump chegou a atacar as origens de Cruz, nascido no Canadá, filho de mãe norte-americana e pai cubano. "Em setembro, meu amigo Donald disse que seus advogados estavam revisando o tema de todos os ângulos e não havia nenhum problema", respondeu Cruz. "Desde setembro a Constituição não mudou, mas os números das pesquisas sim", rebateu, citando seus avanços nas sondagens de intenção de votos.   

A última pesquisa em âmbito nacional, realizada pelo instituto "YouGov", mostra Trump na liderança, com 36% das intenções de voto, seguido por Cruz, com 20%. Em terceiro aparece Marco Rubio, com 11%, Ben Carson, com 6%, e Jeb Bush na lanterna, com 5%. Imigração - Em mais uma de suas declarações polêmicas, o magnata disse que os refugiados são "o cavalo de Troia" que permite a entrada do terrorismo nos Estados Unidos.   

Trump voltou a defender a proibição da entrada no país de imigrantes, especialmente de muçulmanos.   

"Não é uma questão de alimentar o medo. É uma realidade", acrescentou, citando os atentados reivindicados pelo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) em Jacarta, Indonésia, na manhã da última quinta-feira.   

Debate realizado pela emissora norte-americana "Fox" aconteceu em North Charleston, na Carolina do Sul.   

Assim como nos debates anteriores, este foi dividido em dois: primeiro um embate envolvendo apenas os pré-candidatos "nanicos" e em seguida outro com os mais bem colocados nas pesquisas. As primárias republicanas começam no dia 1º de fevereiro, com o caucus de Iowa, estado que ainda sediará um debate entre os pré-candidatos, em 28 de janeiro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos