Tsai Ing-wen é 1ª mulher eleita presidente de Taiwan

ROMA, 16 JAN (ANSA) - A independentista Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista (DPP), foi eleita neste sábado (16) a primeira mulher presidente de Taiwan. Pouco antes, o candidato do Partido Nacionalista Chinês (Kuomintang), Eric Chu, já havia admitido a derrota. Ing-wen recebeu cerca de 60% dos votos, contra 30% de seu adversário. Embora seja uma firme defensora da identidade de Taiwan frente à China, ela prometeu "manter o status quo", se comunicando e evitando provocações com o gigante asiático.   

No último mês de novembro, o presidente chinês, Xi Jinping, e seu colega taiuanês, Ma Ying-jeou, do Kuomintang, haviam realizado o primeiro encontro entre chefes de Estado dos dois países desde 1949, quando nacionalistas, fugindo das forças comunistas de Mao Tsé-Tung, fundaram um novo governo na ilha, liderado por Chiang Kai-shek.   

Na prática, Taiwan é independente há décadas, mas Pequim continua a considerar a nação como parte do seu território, tendo já ameaçado reintegrá-la à força em diversas ocasiões.   

Ying-jeou, que passará o bastão para Ing-wen, está no poder desde 2008 e promoveu diversas melhorias nas relações com a China, principalmente com a assinatura de acordos comerciais, econômicos e financeiros. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos