Revolucionária, Wikipédia completa 15 anos neste mês

ROMA, 18 JAN (ANSA) - A ideia que iria colocar em desuso as pesadas enciclopédias tradicionais é relativamente nova.   


Conhecido como o "salvador" das pesquisas escolares, o site Wikipédia foi criado pela dupla Jimmy Wales e Larry Sanger há 15 anos.   


"Wikipédia nos desafiou a repensar como o conhecimento pode ser reunido e partilhado, revertendo o conceito de que ele só pode chegar exclusivamente de cima", explica Wales no aniversário da plataforma.   


Completando 15 anos exatamente na última sexta-feira, dia 15, atualmente a enciclopédia gratuita e colaborativa conta com mais de 500 milhões de usuários fixos por mês e 38 milhões de verbetes em 250 línguas distintas.   


Além disso, a Wikipédia se sustenta com a ajuda de mais de 80 mil redatores voluntários mensais e doações livres.   


Para comemorar a data, o site de votações norte-americano FiveThirtyEight fez uma lista com os 100 verbetes da plataforma mais editados de todos. Em primeiro lugar, está a página do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, que foi refeita mais de 20,8 mil vezes.   


Seguindo a página, vem o verbete da ex-governadora do Alasca Sara Palin, o da guerra no Líbano de 2006, o do acidente do voo MH17 da Malaysia Airlines e do atual mandatário dos EUA, Barack Obama, como os mais editados. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos