Sites revelam esquema de corrupção no tênis mundial

ROMA, 18 JAN (ANSA) - A emissora britânica "BBC" e o site norte-americano "BuzzFeed News" revelaram neste domingo (17) um esquema de manipulação de resultados nas partidas de tênis nos últimos 10 anos.   


A corrupção teria ocorrido por parte de 16 jogadores que estariam entre os 50 melhores do mundo e beneficiaria redes de apostas na Rússia e na Itália - especialmente na Sicília.   


Segundo os documentos divulgados, esses atletas foram repetidamente marcados em análises da Unidade de Integridade do Tênis (TIU, na sigla em inglês) como "derrotas suspeitas" e teriam recebido cerca de US$ 50 mil por resultado combinado. A TIU é responsável por investigar denúncias desse tipo no esporte.   


Esse material confidencial surgiu após uma investigação feita, em 2007, pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) sobre a partida entre Nikolay Davydenko e Martin Vassallo Arguello.   


Mesmo tendo sido considerados "inocentes" pela análise interna, eles abriram uma investigação mais ampla sobre uma rede de apostadores ilegais ligados a jogadores de alto nível.   


Na época, Davydenko era o 4º colocado no ranking da ATP e Vassalo o 87º. Após vencer o primeiro set por 6/2 e perder o segundo por 6/3, o jogador russo abandonou o confronto alegando uma lesão. Uma casa de apostas na Itália, então, ganhou altos valores pela improvável vitória do argentino. Além desse, jogos até do tradicional torneio de Wimbledon estariam no esquema.   


"Os documentos que obtivemos mostram como as investigações encontraram uma rede de apostadores na Rússia, Itália setentrional e Sicília que ganharam centenas de milhares de esterlinas com combinações de partidas marcadas, entre as quais, algumas jogadas em Wimbledon", postou a emissora britânica.   


O "BuzzFeed", por sua vez, informou que criou um algoritmo para analisar a atuação de jogadores suspeitos em mais de 26 mil confrontos. Alguns deles perdiam jogos regularmente quando as apostas mostravam um resultado oposto. Apesar de não divulgar nomes, o site afirma que quatro atletas eram os mais visados.   


- ATP se defende: O presidente da ATP, Chris Kermode, defendeu a entidade das acusações e disse que os "relatórios da "BBC" e do "BuzzFeed" referem-se a eventos de 10 anos atrás". Porém, ele prometeu "investigar qualquer informação nova".   


"É sempre decepcionante quando histórias como essa surgem logo antes de um grande evento. Mas, estamos confiantes de que nada no esporte esteja sendo escondido. Estamos confiantes de que a TIU está fazendo o que pode sobre esse assunto", disse o dirigente no dia da abertura do Aberto da Austrália, um dos mais importantes do calendário. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos