Cidade italiana criadora do ravióli divulga 'Raviggiolo Day'

ROMA, 19 JAN (ANSA) - A receita dos primeiros raviólis, descrita em um manuscrito de 1548, serviu como sugestão para a criação de um projeto comunitário e de marketing territorial: o "Raviggiolo Day", dia dedicado ao queijo típico italiano.   


A ideia surgiu do documento "Catalogo dell'inventori delle cose che si magiano, delle bevande ch'oggidi s'usano" ("Catálogo dos inventores das coisas que se comem e das bebidas que se usam"), do humanista milanês Ortensio Lando, onde a origem de uma das massas mais tradicionais da cozinha italiana é explicada e ligada à cidade de Cernusco sul Naviglio, na Lombardia.   


Ao que indica o manuscrito, o ravióli surgiu da palavra raviggiolo, nome de um dos queijos mais usados na produção tanto da massa quanto do recheio do prato, e realmente foi criado no município de Cernunsco.   


Por isso, e para comemorar o evento "Cernusco 2032: La Città dell'Inovazione", ("Cernusco 2032: A Cidade da Inovação"), o dia 16 de janeiro foi escolhido como o "Raviggiolo Day". E no vilarejo, a data foi comemorada com workshops, laboratórios gastronômicos para as crianças e com uma degustação do prato medieval em uma chave contemporânea. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos