EI destrói mosteiro milenar e coalizão reforça ataques

PARIS, 20 JAN (ANSA) - A Forças Armadas da França, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Itália e Estados Unidos concordaram nesta quarta-feira (20) em intensificar as operações militares contra alvos terroristas, principalmente o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) na Síria e no Iraque. "Estamos fortemente empenhados em agir juntos, com toda a coalizão internacional contra o EI, para acelerar e intensificar as operações militares", disseram os ministros das Defesas destes países, que se reuniram de maneira informal em Paris. O encontro foi presidido pelo francês Jean-Yves Le Drian e pelo secretário de Estado norte-americano, Ashton Carter. A reunião ocorreu no mesmo dia em que foi divulgado que o Estado Islâmico demoliu o mais antigo monastério cristão no Iraque.   

Trata-se do mosteiro de St. Elijah, em Mosul, construído há mais de 1,4 mil anos. A agência Associated Press, que deu a notícia em primeira mão, disse ter confirmado a informação através de fotografias aéreas fornecidas pela empresa Digital Globe. Fundado no ano 590 d.C., o monastério ficava em uma colina de Mosul, que foi conquistada pelo Estado Islâmico no fim de 2014.   

Especialistas não sabem dizer, porém, a data exata da destruição do local cristão.   

O grupo extremista, de vertente sunita, já demoliu outros lugares sagrados para cristãos, assim como perseguiu e sequestrou seguidores de outras religiões, minorias ou muçulmanos xiitas.   

O EI, que registra significativos avanços territoriais na Síria e no Iraque, é alvo de bombardeios da coalizão internacional liderada pelos EUA, além de uma outra coalizão saudita e de ataques unilaterais da Rússia, com o apoio do governo de Damasco. Nesta quarta-feira (20), a Casa Branca também autorizou uma ofensiva com o Estado Islâmico no Afeganistão. O governo norte-americano pediu que o Pentágono organize ataques não só contra a Al-Qaeda e o Talibã, mas também com os jihadistas do EI. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos