Polícia italiana denuncia homem que inventou ação terrorista

ROMA, 21 JAN (ANSA) - A polícia italiana identificou e pediu a prisão de um homem que havia inventado uma ameaça de ataque terrorista, no fim do ano passado, na Itália - mais precisamente em Florença.   

Segundo documento divulgado pelas autoridades nesta quinta-feira (21), o homem tem 29 anos, é um especialista em informática que mora em Aosta e é conhecido no movimento Anonymous como "X".   

O jovem havia lançado uma entrevista online no dia 28 de dezembro, através do Anonymous, dizendo que o grupo tinha impedido um ataque terrorista em Florença. Porém, nem a polícia, nem os especialistas antiterrorismo haviam identificado alguma ação do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) no país.   

Agora, "X" será indiciado por associação para o crime com finalidade de abuso de informações e danos ao sistema de informática na Itália. As autoridades ainda informaram que foram feitas buscas na casa do jovem há dois dias e que uma "volumosa quantidade de informações digitais" foi apreendida.   

A análise desse material deve esclarecer se outras pessoas participaram da ação e se o fato tem a ver apenas com a promoção desses indivíduos dentro do movimento Anonymous.   

A Itália é constantemente ameaçada pelo EI em vídeos e mensagens - algumas até em italiano - mas o grupo não chegou a realizar ataques no país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos