Topo

Europol adverte UE para ataques em 'larga escala' do EI

25/01/2016 11h27

AMSTERDÃ, 25 JAN (ANSA) - O Serviço Europeu de Polícia (Europol) advertiu o continente para ataques em "larga escala" do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis).   

"O EI está programando ataques em larga escala na Europa.   

Sabemos que eles têm uma grande capacidade de colocar em prática atentados em larga escala e todos os países da União Europeia estão trabalhando na prevenção", disse nesta segunda-feira (25) o diretor da entidade, Rob Wainwright.   

Segundo o líder da Europol, os jihadistas criaram "um comando de ação externa treinado para ataques ao estilo das forças especiais no cenário internacional" e informou que os atentados ocorridos em Paris, no dia 13 de novembro, sinalizam "uma mudança de estratégia de globalização do EI".   

Ressaltando que a França continua ainda como principal alvo dos ataques, Wainwright deu detalhes sobre o recrutamento dos estrangeiros (os "foreing fighter) pelo grupo.   

"Há um significativo percentual entre os 'foreign fighter', 20% de acordo com uma fonte, em que eles foram diagnosticados com problemas mentais antes de entrar no EI. Uma larga porção das pessoas recrutadas, as estimativas falam em 80%, também já tiveram precedentes criminais", ressaltou o diretor.   

O alerta da Europol ocorre um dia após os extremistas divulgarem um vídeo com o treinamento dos seus oito membros que realizaram os atentados em Paris, matando 130 pessoas. Nele, há um apelo para os "lobos solitários" - as pessoas que simpatizam, mas que não pertencem à linha de combate do grupo - para que realizem ações em prol do califado.   

"Nós não cansaremos jamais de combatê-los em suas viagens turísticas, nas de trabalho, enquanto vocês dormem", diz Abdelhamid Abaaoud - um dos mentores do ataque e que foi morto pela polícia francesa.   

Por sua vez, o presidente francês, François Hollande, declarou hoje que nenhuma ameaça atingirá a frança. "Ninguém nos aterrorizará e nenhuma ameaça fará a França duvidar que deve fazer uma guerra contra o terrorismo", disse o mandatário durante sua visita à Índia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.