Presidente do Irã inicia visita oficial à Itália

ROMA, 25 JAN (ANSA) - O presidente do Irã, Hassan Rohani, iniciou nesta segunda-feira (25) sua viagem de três dias pela Itália. Na pauta dos encontros, o terrorismo e acordos comerciais estão previstos.   

Ao chegar o país, o mandatário postou através de sua conta no Twitter que "espero reforçar as relações bilaterais e explorar oportunidades".   

O primeiro compromisso do presidente iraniano foi um encontro com seu homólogo italiano, Sergio Mattarella. Após a reunião a portas fechadas, ambos participaram de uma coletiva de imprensa, onde o terrorismo foi o tema principal.   

Segundo Rohani, para combater o problema de maneira eficaz é preciso uma coalizão internacional e "todos devem fazer sua parte até o fim sem ambiguidades". Já Mattarella destacou que "o problema número um da comunidade internacional" é o terrorismo fundamentalista.   

A primeira visita em 16 anos de um líder iraniano à Itália ocorreu agora após ter sido postergada no ano passado.   

Inicialmente, ela deveria ter ocorrido na metade de novembro, mas os atentados terroristas em Paris cancelaram os encontros.   

Um dos membros da comissão iraniana que está em Roma informou que "acordos no valor de US$ 5,4 bilhões estão prontos para serem assinados com a Itália no setor de mineração" e que as assinaturas ocorrerão nas próximas horas.   

Ainda hoje, Rohani terá um encontro com o primeiro-ministro, Matteo Renzi, e para amanhã (26) estão previstas reuniãos com os presidentes da Câmara e do Senado, Laura Boldrini e Pietro Grasso, respectivamente. Ainda nesta terça-feira, haverá um encontro no Vaticano entre o presidente e o papa Francisco.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos