Em debate, Hillary agradece apoio de Obama em campanha

WASHINGTON, 26 JAN (ANSA) - A pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton disse estar muito grata ao presidente Barack Obama por ter a escolhido como sua favorita.   

Em uma entrevista ao sito "Politico", Obama disse na última segunda-feira, dia 25, que "Hillary chegou [na corrida presidencial] com o privilégio e o fardo de ser percebida como a favorita".   

Em debate televisivo em Iowa, onde tem início as primárias, ela ainda disse que todos conhecem o legado de Obama e que os dois são amigos após terem concorrido pela nomeação democrata em 2008. Hillary chegou a ser nomeada secretária de Estado do governo Obama em seu primeiro mandato. Na entrevista, o presidente também declarou que Hillary "é extraordinariamente experiente - e, você sabe, muito inteligente e conhece cada política por dentro e por fora-, e algumas vezes isso pode torná-la mais cautelosa e a campanha mais prosa do que poesia".   

Parafraseando a frase, Bernie Sanders, que aparece a frente das pesquisas em alguns estados, disse que "deve haver poesia na campanha eleitoral, mas que o governo é prosa".   

Em outro momento emblemático do debate, quando questionada sobre qual foi seu presidente preferido da história dos EUA, Hillary disse: "Desculpe Obama, desculpe Bill [Clinton], mas foi ...   

Abraham Lincoln".   

A ex-primeira-dama também disse acreditar que é a melhor escolha como candidata e como presidente. "Respeito muito Sanders e acho que ele fez um bom trabalho nesta campanha, mas acredito que sou a mais preparada", concluiu.   

"Eu tenho experiência e capacidade de juízo para ser presidente", rebateu o senador. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos