Topo

Fifa oficializa cinco candidaturas para Presidência

26/01/2016 17h27

SÃO PAULO, 26 JAN (ANSA) - A Fifa oficializou nesta terça-feira (26) os nomes dos cinco candidatos que concorrerão à Presidência da entidade no dia 26 de fevereiro.   


O xeque do Bahrein, Salman Bin Ibrahim al-Khalifa, o príncipe da Jordânia, Ali Bin al-Hussein, o ex-secretário-geral da Fifa Jérôme Champagne, o sul-africano Mosima Gabriel Tokyo Sexwale e o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, foram considerados aptos para o cargo.   


"O Comitê Eleitoral admitiu formalmente as candidaturas e declara todos os candidatos elegíveis no pleito para a Presidência da Fifa no Congresso Extraordinário a ser realizado no próximo mês", informou a entidade em um comunicado enviado para seus 209 membros.   


O francês Michel Platini, que era o favorito na disputa, foi retirado da corrida presidencial após ser punido por oito anos por suposta corrupção cometida com Joseph Blatter, o então presidente da entidade. Ambos foram suspensos do esporte e não estarão sequer presentes no dia 26.   


O novo presidente substituirá Blatter após quase cinco mandatos e em um momento de turbulência da entidade. No dia 27 de maio, sete altos dirigentes da Fifa foram presos em um hotel de Zurique - a dois dias do pleito que elegeria o mandatário.   


O suíço chegou a assumir o posto, após disputa com o príncipe jordaniano, mas anunciou que deixaria o cargo dias depois.   


Porém, ele não chegou a "concluir" o pequeno período do quinto mandato ao ser suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa.   


Segundo analistas, os preferidos para assumir o posto são Infantino - que conta com o apoio da maior parte da federações europeias - e al-Khalifa - que é apoiado pela Federação da Ásia.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.