Topo

Futurista Fortunato Depero ganha exposição em São Paulo

26/01/2016 14h17

SÃO PAULO, 26 JAN (ANSA) - Para comemorar o ano da Itália na América Latina, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo irá trazer para a cidade paulista uma exposição inédita do artista italiano Fortunato Depero (1892 - 1960).   


A mostra "Depero Futurista e Artista Global" irá reunir 65 obras de um dos fundadores do movimento futurista e grande nome do pop art na Itália no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC USP.   


A exposição, que poderá ser vista de 30 de janeiro a 27 de março, receberá em sua abertura, neste sábado (30), a presença do arquiteto e historiador de arte moderna Maurizio Scudiero, curador da mostra. Depois de São Paulo, os trabalhos vão para Lima, no Peru. "A exposição, tem como objetivo apresentar uma seleção qualificada de obras provenientes tanto de coleções italianas, como do exterior, com a intenção de documentar a verve criativa deste grande artista, que tinha o dom de migrar com absoluta facilidade de telas para tecidos ou para papéis coloridos em colagens", conta Scudiero sobre a exposição.   


Fortunato Depero foi um grande artista italiano que atuou principalmente na primeira metade do século XX e participou ativamente da evolução das vanguardas artísticas na Itália e na Europa, tendo ajudado na idealização e na escrita do manifesto "Ricostruzione Futurista dell'Universo", por exemplo, o maior documento do futurismo.   


Além de ser pintor, Depero também foi design gráfico e realizou vários cartazes para a marca de bebidas Campari. (ANSA)Artista futurista italiano ganha exposição em São Paulo
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.