Topo

Ativista se 'enforca' em Paris contra visita de Rohani

28/01/2016 12h28

PARIS, 28 JAN (ANSA) - No segundo dia da visita do presidente do Irã, Hassan Rohani, à França, o grupo ativista Fêmen fez uma manifestação perto da Torre Eiffel, simulando uma pessoa morta na forca, para protestar contra a pena de morte e as violações dos direitos humanos no país. Uma ativista se pendurou com uma corda no pescoço e com uma blusa com as cores da bandeira do Irã, no centro de Paris, para chamar a atenção da opinião pública. Rohani iniciou na última segunda-feira (25) uma viagem pela Europa, a primeira desde o fim das sanções econômicas contra Teerã por seu programa nuclear. O iraniano já passou pela Itália e chegou ontem à França.   

Em Paris, ele se reuniu com o primeiro-ministro Manuel Valls e com os ministros das Relações Exteriores e da Economia, Laurent Fabius e Emmanuel Macron, respectivamente. Rohani também se encontrará com o presidente François Hollande, mas não haverá jantar oficial no Palácio do Eliseu, uma vez que as autoridades iranianas proibiram o consumo de vinho nas refeições, seguindo as tradições islâmicas. Além do protesto do Fêmen, Rohani deverá enfrentar outra manifestação em Paris, convocada pelo Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI). A visita de Rohani à França - que estava marcada para novembro, mas foi adiada devido aos atentados do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) em Paris - tem um caráter comercial. França e Irã fecharam um acordo para a venda de mais de 100 aviões da Airbus para Teerã nos próximos quatro anos. Com mais de uma década de sanções e embargos, o governo do Irã tentará renovar sua frota agora que pode negociar mais abertamente com empresas europeias.   

Além da Airbus, Teerã também fechou acordos para fornecimento de petróleo com a empresa Total e para o retorno da Peugeot Citroën ao Irã, através de uma joint venture com a Iran Khodro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.