Topo

Morre Paul Kantner, um dos líderes do Jefferson Airplane

29/01/2016 08h20

NOVA YORK, 29 JAN (ANSA) - Morreu nesta quinta-feira (29), aos 74 anos, um dos líderes e fundadores do grupo Jefferson Airplane, o guitarrista Paul Kantner. Segundo as primeiras informações, ele faleceu por falência múltipla dos órgãos após um ataque cardíaco .   


O Airplane foi a primeira banda do estilo rock psicodélico e misturava folk, rock, blues e jazz. O grupo foi um dos líderes do festival de Woodstock e um dos principais expoentes musicais dos anos 1960 e 1970. Entre os maiores hits da banda estão as músicas "Somebody to Love" e "White Rabbit".   


O guitarrista e compositor era conhecido ainda por sua paixão por política e sobreviveu a dois graves acidentes de moto - um ocorrido em 1960 e outro em 1980. Este último provocou uma hemorragia cerebral. No ano passado, ele havia sofrido um outro ataque cardíaco, mas tinha conseguido se recuperar.   


O Grammy 2016 já havia anunciado que iria dar um prêmio aos integrantes do Jefferson Airplane pela sua relevância na história da música e lamentou a perda de Kantner. "A comunidade da música perdeu um verdadeiro ícone, um gigante do rock/folk e um participante integral da etapa de rock dos 1960", emitiu em comunicado a Recording Academy, que gerencia a premiação. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.