Topo

Triplo atentado deixa ao menos 45 mortos em Damasco

Um triplo atentado terrorista deixou 110 feridos em Damasco, capital da Síria - Louai Beshara/AFP
Um triplo atentado terrorista deixou 110 feridos em Damasco, capital da Síria Imagem: Louai Beshara/AFP

31/01/2016 11h24

Um triplo atentado terrorista neste domingo (31) matou, ao menos, 45 pessoas e deixou 110 feridos em Damasco, capital da Síria, informou a agência de notícias local Sana. Ainda de acordo com a agência, a ação foi reivindicada pelo grupo terrorista EI (Estado Islâmico).   

O ataque ocorreu próximo ao mausoléu Sayydah Daynab Shrine, um local de peregrinação dos muçulmanos xiitas - rivais dos sunitas, vertente a qual pertence o EI. De acordo com testemunhas, um carro-bomba explodiu ao lado de um ponto de ônibus. Quando outras pessoas correram para ajudar os feridos, outros dois homens-bomba ativaram seus explosivos no meio da multidão.   

O santuário já havia sido atacado em fevereiro do ano passado, quando quatro pessoas morreram em dois atentados com kamikazes e outras 13 ficaram feridas. Ainda naquele mês, uma explosão em um ônibus no qual viajavam peregrinos xiitas com destino ao mausoléu matou outras nove pessoas. Na época, as duas ações foram reivindicadas pelos terroristas do Frente al-Nusra.   

O atentado ocorre em um momento delicado, quando delegações da Síria, dos países ocidentais e das Nações Unidas querem encontrar uma via política para encerrar os mais de cinco anos de guerra no país. (ANSA)