Corrida eleitoral tem início nos EUA com cáucus em Iowa

WASHINGTON, 1 FEV (ANSA) - Com o cáucus em Iowa, os norte-americanos dão início nesta segunda-feira, dia 1, ao processo eleitoral que culminará na eleição do substituto de Barack Obama em novembro deste ano.   

Em Iowa serão eleitos 52 delegados democratas e 30 republicanos que irão ajudar a escolher os candidatos de cada partido nas convenções nacionais, em julho.   

O cáucus funciona como uma reunião quando eleitores debatem e escolhem os delegados que os representarão. Segundo pesquisas recentes, o magnata Donald Trump segue na frente entre os republicanos, com Ted Cruz em segundo lugar e Marco Rubio em terceiro.   

Entre os democratas, Hillary Clinton está na frente, mas com Bernie Sanders bem próximo. Importância de Iowa - Apesar de apenas 1% dos delegados que participam das convenções nacionais serem elegidos em Iowa, por abrir o processo eleitoral, seu resultado é considerado muito importante. Isso porque são considerados uma espécie de termômetro de como será a corrida Presidencial.   

Em 2008, por exemplo, Barack Obama venceu em Iowa, ultrapassando Hillary Clinton dentro do Partido Democrata e ganhando a nomeação.   

Além disso, muito dos pré-candidatos nanicos, como Rick Santorum, Mike Huckabee, Carly Fiorina e Rand Paul, disseram que pretendem desistir da nomeação se forem mal no cáucus de Iowa.   

Outro estado pouco relevante em seu tamanho, mas de grande importância na corrida eleitoral é New Hampshire, onde são realizadas primárias em 9 de fevereiro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos