Quer estudar na Itália? Descubra onde e como (2)

Direito - O direito também é uma área de especialidade na Itália, já que a criação de um dos sistemas jurídicos mais importantes e estudados de toda a história, o direito romano, deu-se na Roma da antiguidade. O país, portanto, é até hoje considerado uma das raízes dessa extensa disciplina.   


Aproveitando isso, várias universidades brasileiras fazem convênios com instituições italianas para oferecer aos seus estudantes um melhor aproveitamento do seu curso e a chance de ser um profissional mais completo. É o caso por exemplo da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP). Todos os anos, a faculdade oferece bolsas de estudos em universidades italianas, como a Università degli Studi di Roma II - "Tor Vergata", a Universidade de Bolonha, a Università Commerciale Luigi Bocconi, a Università degli Studenti del Molise e a Universidade de Camerino para alunos que tenham cursado ao menos quatro semestres e que tenham os níveis intermediário ou avançado de italiano. E a possibilidade de poder fazer um intercâmbio para o país europeu já faz parte dos planos de muitos estudantes antes mesmo deles entrarem na faculdade. Um exemplo é a aluna Juliana Burjato, que entrou na São Francisco e já pretendia estudar na Itália.   


"Sempre achei a língua e a cultura italianas muito lindas e interessantes. Além disso, a Itália é o berço do Direito e é fonte de inspiração para diversas áreas do direito brasileiro, assim, estudar lá poderia acrescentar muito à minha graduação", conta a paulista.   


Burjato, que ficou por oito meses da Università degli Studi di Roma II - "Tor Vergata", explica que aproveitou o convênio da sua faculdade e que a bolsa obtida cobriu os custos relacionados apenas ao curso, o resto, como alimentação e moradia, teve que ser financiado pelos seus pais.   


No entanto, a jovem recomenda a experiência por ser "única e enriquecedora". "Foi possível conhecer outros intercambistas das mais diversas nacionalidades, ampliando sua visão de mundo. Em relação aos estudos na universidade, também foi muito enriquecedor, pois pude fazer disciplinas que nem sequer existem na minha faculdade aqui no Brasil", relata. Já para quem não está estudando em uma universidade ou para quem não conta com intercâmbios conveniados com a sua faculdade, uma solução pode ser os cursos de verão sobre direito na Itália. Um deles, é o do European University Institute, que todos os anos abre uma escola de verão em Florença voltada a assuntos e a matérias específicas da disciplina. Neste ano, no verão europeu, o instituto contará com dois cursos: o Human Rights Law (Leis de Direitos Humanos) e o The Law of the European Union (As Leis da União Europeia), que serão ministrados em inglês por professores de importantes universidades do continente. Gastronomia - Outra área pela qual a Itália é conhecida é a da gastronomia. Entre massas, carnes, saladas, risotos e doces e mais outros tantos pratos típicos de altíssima qualidade, o país é um destino ideal para os apaixonados por comida e que querem ou aprender a cozinhar, ou aperfeiçoar seus conhecimentos para o começo de uma carreira no ramo.   


Para os principiantes, uma boa escolha é fazer um curso do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), instituição italiana criada para divulgar a culinária do país para o exterior. No estabelecimento, localizado na pequena Costigliole d' Asti, na região do Piemonte, os alunos poderão fazer cursos temáticos, de nutrição, de sommelier, de chocolateria, de pizzaria e de sorveteria, em durações curtas ou mais longas. Já para quem quer seguir carreira em gastronomia, principalmente a italiana, o Senac em São Paulo tem uma parceria com a Alma, Scuola Internazionale di Cucina Italiana, uma das faculdades mais renomadas da área no país. No curso de extensão universitária oferecido pela faculdade brasileira, o estudante de gastronomia fará um curso de 160 horas em São Paulo sobre a história da culinária italiana, nutrição e dieta mediterrânea e outro de 360 horas na sede da Alma, na cidade de Parma. Além disso, a experiência se encerra com um estágio de cinco meses em restaurantes renomados do país europeu. (Continua)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos