Quer estudar na Itália? Descubra onde e como (3)

Moda e Design - Valentino Garavani, Domenico Dolce, Stefano Gabbana, Giorgio Armani, Donatella e Gianni Versace, Salvatore Ferragamo, Miuccia Prada, Roberto Cavalli e Guccio Gucci são alguns dos estilistas mais famosos e bem sucedidos do mundo, donos de grandes grifes e destaques nas passarelas das semanas de moda mais importantes. E além da sua paixão pelo universo fashion, esses nomes têm mais uma coisa em comum: todos eles são italianos.   


É da Itália que grandes marcas e estilistas sugiram e continuam sendo descobertos até hoje. Por isso, o país é um dos melhores destinos do mundo para se aventurar no universo da moda e também do design, já que a nação europeia também é responsável pela fama de nomes como Giotto Stoppino, Gancarlo Zompi, Enzo Castellani, Marcelo Pirro e Ferruccio Laviani.   


Para os amantes de itens feitos à base de couro, a Scuola del Cuoio, em Florença é, de longe, a melhor opção. Criada logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial pelos monges franciscanos do Monastério de Santa Croce, a instituição é famosa pelo seu belíssimo trabalho manual nos mais variados produtos de couro. Tendo conquistado seu prestígio a partir da década de 1950 por produzir peças únicas para famílias reais e presidentes de vários países, o estabelecimento começou a dar cursos de curta e longa duração para quem gostaria de aprender ou aperfeiçoar suas habilidades com o material.   


No local, é possível fazer desde cursos de um dia até mais compridos, como de três ou seis meses. No entanto, o mais conhecido é o Corso de 5 Giorni: Una Settimana in Laboratorio, curso de cinco dias na escola onde os alunos são ensinados a cortar, trabalhar e finalizar produtos de couro. No final da semana, os estudantes vão ter produzido objetos como, caixas de óculos, porta-documentos, carteiras e até bolsas. Para fazer o curso, que não tem uma data pré-estabelecida, é preciso entrar em contato com a própria Scuola, além de compreender a língua italiana ou inglesa. Outro exemplo, que dessa vez engloba moda e design de uma maneira mais geral e ampla, é o Istituto Europeo de Design, o IED, o maior e mais reconhecido instituto dessas duas áreas da Itália e um dos melhores do mundo. Especializado em Moda, Design, Comunicação Visual e Empreendimento, o estabelecimento oferece cursos de curta e longa duração, de férias de verão e de inverno, além de graduação, pós e master. Além de uma alta qualidade de ensino, a escola também conta com várias sedes pelo mundo, não apenas na Itália, onde o instituto está presente em Milão, Roma, Veneza, Como, Cagliari, Turim e Florença. Na Espanha, as cidades de Barcelona e Madri possuem sedes da escola e, no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro também fazem parte do "time" IED, com direito a cursos e convênios com sedes em outros países. Aproveitando a presença da instituição na capital paulista, a jornalista brasileira Camila Leonelli decidiu aprofundar seus conhecimentos em moda e partir para a Itália, onde fez um Master em Comunicação e Marketing de Moda no IED de Roma por um ano. "Eu escolhi a Itália pelo Know how que na minha área, que é moda, Além, é, claro da cultura do 'Fatto a Mano" [Feito à Mão] e 'Made in Italy' [Feito na Itália]. Eu queria entender todo o funcionamento do mercado de lá e como era feita a comunicação de moda nas pequenas e grandes marcas italianas", diz Leonelli.   


Segundo a estudante, a sua viagem foi realizada por conta própria, mas facilitada pela presença da escola do Brasil, já que todas as dúvidas sobre documentos puderam ser respondidas na sede de São Paulo. Além disso, como tem dupla cidadania, a brasileira não precisou ir atrás do "permesso di soggiorno" para garantir sua legalidade dentro do país durante sua estadia.   


"Tive uma experiência muito construtiva e importante para a profissional que sou hoje. Ela mudou muito minha percepção de como devem ser feitas as coisas por aqui e passei a ver um potencial imenso para o Brasil ter uma moda própria, com a cara e a identidade do brasileiro que sai do óbvio e que foge do batido tema do tropicalismo", explica Leonelli. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos