Raúl Castro faz visita histórica à França

PARIS, 1 FEV (ANSA) - Após 20 anos, Raúl Castro é o primeiro líder cubano a visitar Paris, na França. Ele está sendo recebido pelo presidente francês, François Hollande, hoje, dia 1. Segundo comunicado do Palácio do Eliseu, a visita está centrada em questões de "diplomacia econômica" e na vontade de aprofundar a relação bilateral. A França é um dos maiores parceiros econômicos de Cuba.   

Em dezembro, um acordo -- que teve uma participação fundamental da França -- foi alcançado com o Clube de Paris sobre a reestruturação da dívida externa cubana.   

Paris propôs converter a maior parte de seu crédito em projetos de desenvolvimento em território cubano com a participação de empresas francesas.   

Segundo o jornal local "Le Monde", os líderes devem debater como colocar o plano em marcha. Em maio, Hollande foi o primeiro líder francês a visitar Cuba em cerca de meio século. O último líder cubano a visitar a França foi Fidel Castro, em 1995. Na ocasião, ele foi recebido pelo então presidente François Mitterand.   

Visita acontece em meio à abertura econômica de Cuba. Após assumir o Poder, em 2008, Raúl colocou em marcha o que chamou de "atualização do socialismo" na ilha caribenha. Irã - A visita acontece pouco após Hollande ter recebido Hassan Rohani, presidente do Irã, em outro encontro considerado histórico. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos