Kerry discute em Roma ações contra Estado Islâmico

ROMA, 2 FEV (ANSA) - Chanceleres de mais de 20 países que integram a coalizão internacional contra o Estado Islâmico (EI, ex-Isis) se reúnem hoje (2), em Roma, para discutir formas de combater o grupo terrorista. Esta é a terceira reunião da coalizão, liderada pelos Estados Unidos, e ocorre na Farnesina, sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália. O encontro é presididade pelo chanceler italiano, Paolo Gentiloni, e pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Ministros de mais 23 países europeus e ocidentais participam do debate, cujo objetivo é analisar um possível aumento de esforços para derrotar o Estado Islâmico. "O mundo espera segurança da gente. E nós destruiremos o EI", prometeu Kerry, ressaltando que a guerra será vencida com tropas terrestes de soldados iraquianos e curdos. "Nesse contexto, a Itália tem um papel crucial no treinamendo das forças locais de segurança", pontuou o norte-americano.   

Segundo Kerry, o trabalho da coalizão, iniciado em meados de 2014 com bombardeios no Iraque, já está fazendo diferença na luta contra o EI. Atualmente, os ataques se estendem para a Síria, onde as forças locais conseguiram retomar o controle da cidade de Ramadi.   

Kerry também destacou que a Síria sofre uma catástrofe humanitária "nunca vista desde a Segunda Guerra Mundial" (1939-1945) e que a negociações de paz em curso em Genebra é uma das raras oportunidades de acordo "nos últimos meses". O Estado Islâmico domina grandes porções de terra no norte da Síria e do Iraque. Além da coalizão liderada pelos EUA, a Rússia realiza ações militares unilateralmente na região, com o propósito de apoiar o regime de Bashar al-Assad. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos