Sanders vence em condados que apoiaram Obama em 2008

SÃO PAULO, 02 FEV (ANSA) - Concluída a apuração do caucus democrata de Iowa, o primeiro da corrida eleitoral pela Presidência dos Estados Unidos, alguns dados começam a delinear o perfil dos apoiadores dos dois candidatos que disputam a nomeação do partido, Hillary Clinton e Bernie Sanders.   

No total, eles terminaram praticamente empatados: a ex-secretária de Estado recebeu 49,8% dos votos, contra 49,6% do senador, que, dono de uma campanha mais modesta e lutando contra o establishment democrata, pode considerar o resultado uma vitória, apesar de ter ficado atrás da rival.   

Representando os anseios de mudança de parte do eleitorado norte-americano e com um discurso claramente à esquerda, Sanders saiu vitorioso nos condados de Iowa que escolheram Barack Obama em 2008. Na época, o então senador por Illinois incorporava o "novo" na campanha eleitoral e começou a superar a favorita Hillary ao vencer o caucus de Iowa.   

Segundo o jornal "The New York Times", Sanders alcançou nesses locais 50,5% dos votos, enquanto a ex-primeira-dama ficou com 49,1%. Além disso, o senador social-democrata venceu nas regiões com maior número de pessoas com graduação, com 50,8% da preferência, contra 48,7% da rival. Nos distritos com menos cidadãos formados, o placar foi inverso, com 53% a 46,1% para Hillary.   

A proximidade entre os dois fortalece o "azarão" Sanders para as próximas votações, ainda mais por ele ser favorito nas primárias de New Hampshire, em 9 de fevereiro. A última pesquisa para o estado mostra o senador com 61% das intenções de voto, contra 30% de Hillary.   

No entanto, a média das sondagens nacionais mais recentes ainda coloca a ex-secretária de Estado com ampla vantagem: cerca de 50%, contra aproximadamente 35% do adversário. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos