Itália terá dia de teatros de graça em outubro

ROM,A 5 FEV (ANSA) - Neste ano, no dia 22 de outubro, todos os teatros italianos poderão ser visitados de graça. Esta foi a novidade divulgada pelo ministro dos Bens Culturais do país europeu, Dario Franceschini, depois de ter assinado um acordo com a Associação Geral Italiana do Espetáculo (Agis) no começo desta semana.   


O Dia do Teatro terá eventos nos períodos da manhã, da tarde e da noite e abrangerá todos os teatros da Itália, tanto privados como públicos e dos menores aos maiores, como Teatro alla Scala, o La Fenice, o Teatro Argentina e o Mercadante.   


Segundo o diretor da Direção Geral dos Espetáculos ao Vivo do Ministério dos Bens Culturais (Mibact), Ninni Cutaia, a data se tratará de uma ocasião de festa, com eventos o dia inteiro, "dos espetáculos para as escolas de manhã às visitas guiadas para desbravar as maravilhas de tantos belos teatros italianos de tarde e às peças de noite, que serão de todos os gêneros, da prosa à ópera e à dança".   


Franceschini também comentou o assunto. "Estamos pensando em um mecanismo de reversas para que o dia não seja impossível de gerir. A nossa intenção é de repetir a ideia todos os anos.   


Certamente uma parte das pessoas que aproveitarão essa oportunidade de entrada gratuita descobrirá a beleza de ir a teatros e decidirá frequentá-los mais vezes", explicou o ministro.   


A partir de 2017, o Dia do Teatro deve ser fixado para o terceiro sábado de outubro. Além disso, já se estuda em criar um site para reunir todas as peças disponíveis na data e um sistema de reservas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos