Ex-CEO da Expo 2015 disputará Prefeitura de Milão

MILÃO, 08 FEV (ANSA) - Com 42,2% dos votos, o ex-CEO e ex-comissário único da Expo 2015 Giuseppe Sala venceu a primária da centro-esquerda em Milão e se tornou candidato a prefeito da locomotiva econômica da Itália.   

O ex-executivo de 57 anos superou a vice-prefeita Francesca Balzani (33,9%), o assessor de Políticas Sociais Pierfrancesco Majorino (23%) e o diretor da União Italiana Esporte para Todos Antonio Iannetta (0,7%).   

Sala era considerado franco favorito para representar a centro-esquerda nas eleições municipais que ocorrerão na primavera europeia (ainda sem data definida), principalmente por conta de seu trabalho à frente da Expo 2015, que atraiu mais de 20 milhões de visitantes durante seus seis meses de realização.   

O candidato a prefeito também teve passagens por cargos de alto nível na fabricante de pneus Pirelli e na empresa de telecomunicações Telecom Italia, mas começou a se aproximar da vida pública em 2009, quando assumiu o posto de diretor-geral da Prefeitura de Milão.   

Em 2013, foi nomeado pelo então primeiro-ministro Enrico Letta para ser comissário único da feira universal, que enfrentava denúncias de corrupção, atrasos nas obras e o ceticismo da população. "Não era uma passagem fácil. Me parece um ótimo resultado, mas sobretudo venceu Milão", comentou Sala após a vitória.   

Com 1,3 milhão de habitantes, a capital da Lombardia é a segunda cidade mais populosa da Itália, atrás apenas de Roma, e é crucial para o sucesso do projeto nacional do Partido Democrático (PD) e de seu líder, o primeiro-ministro Matteo Renzi. Além de Milão, algumas das principais metrópoles italianas irão às urnas na primavera, incluindo a capital, Nápoles, Turim, Bolonha e Cagliari. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos