Na ONU, presidente da Itália debate terrorismo e economia

NOVA YORK, 10 FEV (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, reuniu-se nesta quarta-feira (10) com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e com o presidente da assembleia geral, Mogens Lykketoft, e discutiu temas ligados ao terrorismo e à economia.   

No aperto de mãos, o sul-coreano afirmou ser uma "grande honra" receber Mattarella lembrando da boa hospitalidade dada pelos italianos durante suas recentes visitas à Itália.   

Segundo um porta-voz da ONU, os líderes tiveram como principais temas dos encontros a questão do terrorismo na Líbia e na Síria, a retomada econômica na Europa e os acordos assinados em Paris na Conferência do Clima.   

"É notável que a União Europeia precise de uma política de maior rapidez na retomada e para uma maior expansão. Nós atuamos com a austeridade com seriedade e vigor, agora é o momento de dar um maior impulso à retomada e ao emprego", disse Mattarella aos jornalistas na saída do encontro.   

Ban Ki-moon ainda destacou, de acordo com o porta-voz, que o processo político é a chave para enfrentar os desafios da política, da segurança e da situação humanitária na Líbia. Os dois ainda trocaram opiniões sobre o que pode ser feito na Síria e os desafios ligados à guerra, como a massiva chegada de imigrantes à Europa.   

O mandatário italiano afirmou ainda que as ideias de Barack Obama para a questão da imigração nos Estados Unidos é "de grande interesse e um sinal muito importante para fazer com que todos os países da União Europeia compreendam que precisam contribuir". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos