Igreja vê reunião de Papa e Cirilo I como sinal de esperança

ROMA E MOSCOU, 11 FEV (ANSA) - O papa Francisco desembarca nesta sexta-feira (11) em Havana, capital de Cuba, onde terá um histórico encontro com o patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Cirilo I, em mais uma peça que Jorge Bergoglio consegue inserir no seu xadrez geopolítico.   

O cara a cara entre o chefe do catolicismo e o líder da Igreja Ortodoxa Russa, um evento inédito em quase mil anos de Cisma, durará cerca de três horas e acontecerá no Aeroporto Internacional José Martí. A reunião deve começar por volta de 14h15 (17h15 em Brasília), mas a parte aberta ao público terá apenas 15 minutos.   

Ao fim do encontro, Francisco e Cirilo I trocarão presentes, farão um breve discurso para a imprensa e assinarão uma declaração conjunta, já acertada pelos assessores diplomáticos dos dois lados. Ambos também serão recebidos pelo presidente de Cuba, Raúl Castro.   

O patriarca já partiu para Havana nesta quinta-feira (11), em um avião com uma centena de pessoas, incluindo 30 jornalistas.   

"Será uma viagem longa e difícil e exigirá força física e espiritual", declarou o líder ortodoxo antes de decolar. Ele ficará 11 dias na América Latina e também passará por Paraguai e Brasil.   

Segundo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o encontro é um "grande sinal de esperança" e um "momento que dá coragem e ânimo para continuar tentando construir mais relações de ponte, encontro e diálogo".   

Apenas neste ano de Jubileu da Misericórdia, o Papa já visitou a Sinagoga de Roma, recebeu convite para ir à Grande Mesquita da capital italiana, anunciou que viajará, em outubro, à Suécia para as celebrações pelos 500 anos da Reforma Luterana e agora se reunirá com Cirilo I. E estamos somente em fevereiro.   

O encontro acontece em um momento no qual Jorge Bergoglio tem insistido na questão da união entre os cristãos, principalmente por conta das perseguições no Oriente Médio e na África pelo jihadismo islâmico. Após a histórica aparição ao lado do patriarca, Francisco segue para o México, onde ficará até o dia 18 de fevereiro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos