Direita se une para conquistar Prefeitura de Roma

ROMA, 12 FEV (ANSA) - O médico italiano Guido Bertolaso aceitou nesta sexta-feira (12) o convite de uma ampla coalizão de centro-direita para se candidatar à Prefeitura de Roma, capital e cidade mais populosa da Itália.   

A aliança reúne os partidos Forza Italia (FI) - liderado por Silvio Berlusconi -, Irmãos da Itália (FDI, na sigla em italiano) e Liga Norte, conhecida pelo radicalismo de suas posições. O mesmo trio já se aliou em Milão, onde apoiam o executivo Stefano Parisi.   

"Estou honrado pela proposta que Silvio Berlusconi, Matteo Salvini e Giorgia Meloni me formularam", declarou Bertolaso, também fazendo referência aos líderes da Liga e do FDI, respectivamente. "Estou ciente de que será indispensável o empenho de todos e que será fundamental dedicar todas as energias, todos os dias, para melhorar a vida dos cidadãos romanos, para devolver o decoro e o prestígio a uma cidade que está hoje em condições de emergência", acrescentou o candidato.   

Atualmente, a capital é administrada por Francesco Paolo Tronca, um comissário nomeado pelo governo centro-esquerdista do primeiro-ministro Matteo Renzi, líder do Partido Democrático (PD). Ele assumiu o cargo no fim do ano passado, após a queda de Ignazio Marino, derrubado por uma manobra do próprio PD, apesar de pertencer à legenda.   

O objetivo da aliança de Berlusconi com outras formações de direita é impor derrotas ao premier nas principais cidades do país nas eleições municipais deste ano, que ainda não têm data definida. O candidato do PD à Prefeitura de Roma será escolhido nas próximas semanas, por meio de uma primária.   

Além da capital, municípios como Nápoles, Turim, Bolonha e Cagliari também irão às urnas em 2016. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos