Fidel elogia encontro entre Francisco e Cirilo I em Cuba

HAVANA, 15 FEV (ANSA) - O ex-presidente cubano Fidel Castro disse que o histórico encontro entre o papa Francisco e o patriarca de Moscou, Cirilo I, na semana passada em Havana "aumentou a esperança de todos os povos do mundo".   

Em artigo publicado na imprensa cubana, Fidel declarou que "impedir a mais brutal das guerras que pode ser desatada tem sido, sem dúvidas, o objetivo fundamental do esforço dos líderes religiosos das Igrejas dirigidas por homens como o papa Francisco e sua santidade Cirilo".   

Após o encontro, os religiosos emitiram uma declaração de 30 pontos rechaçando guerras, conflitos, violência contra religiosos e a pobreza.   

O ex-mandatário cubano ainda recordou que "milhares de armas nucleares pendem sobre as cabeças da humanidade".   

Segundo Fidel, lutar pela paz é "o dever mais sagrado de todos os seres humanos, qualquer que seja sua religião ou país de nascimento, a cor de sua pele, sua idade", etc.   

Aos 89 anos, o ex-presidente, que se afastou do cargo em 2006 por motivos de saúde, escreve ocasionalmente artigos para a imprensa local na coluna "Reflexões do companheiro Fidel".   

Fidel se reuniu com o patriarca da Igreja Ortodoxa russa no [ultimo sábado (12), em Havana, um dia após o religioso ter um encontro histórico com o papa Francisco. "Fidel recebeu palavras de reconhecimento do líder da Igreja Ortodoxa russa por sua importante contribuição ao fortalecimento da amizade entre os povos russo e cubano e pela difusão dos valores que os unem", disse um comunicado oficial do governo, publicado pela agência Prensa Latina. Cirilo I viajou a Cuba para se reunir com Francisco, após mil anos de distanciamento entre as igrejas Católica e Ortodoxa. O líder religioso russo continuará seu giro pela região, passando por Paraguai e Brasil. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos