Mauricio Macri recebe Matteo Renzi em Buenos Aires

BUENOS AIRES, 15 FEV (ANSA) - O premier italiano, Matteo Renzi, chegou hoje, dia 15, em Buenos Aires, Argentina, onde será recebido pelo presidente Mauricio Macri.   

"Passarei 24 horas muito intensas [na Argentina], junto a Mauricio Macri. Sua liderança poderá dar um grande impulso a este maravilhoso país, estou convencido disso", destacou o italiano.   

"Sou o primeiro europeu a visitar a nova Argentina, mas o vínculo entre nossos países sempre foi fortíssimo. São duas nações irmãs que ainda devem escrever sua melhor página", concluiu o premier.   

Argentina e Itália têm uma forte ligação, principalmente por conta da grande comunidade de italianos no país. A relação bilateral, no entanto, sofreu com o episódio conhecido como "Tango Bonds", de credores, em sua maioria aposentados, italianos que não receberam após comprar títulos da dívida argentina no começo dos anos 2000. Após anunciar que deve pagar os credores nos próximos meses, o governo de Macri quer se reaproximar da Itália, assim como de outros países europeus, a fim de captar investimentos estrangeiros. Renzi é o primeiro chefe de Governo italiano a visitar Buenos Aires em cerca de 18 anos. Ele não terá compromissos em países vizinhos, como aconteceu no ano passado, quando visitou Chile, Peru Colômbia e Cuba na mesma viagem, e deve retornar para a Itália logo após a visita oficial. Ainda hoje ele terá uma série de encontros com a grande comunidade italiana local e visitará as escolas Cristovão Colombo e Dante Alighieri.   

À noite ele será recebido por Macri para um jantar informal e amanhã visitará a sede da Presidência, a Casa Rosada. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos