No México, Papa afirma que famílias 'estão sob ataque'

TUXTLA GUTIERREZ, 16 FEV (ANSA) - Durante um encontro com mais de 80 mil pessoas em Tuxtla Gutierrez, no México, o papa Francisco afirmou que as famílias atuais estão "sob ataque", mas que o modelo familiar não está ultrapassado.   

"Nós vemos e vivemos hoje sob diversos confrontos para que a família fique enfraquecida e posta em discussão. Acredita-se que ela seja um modelo já superado e incapaz de encontrar seu lugar no interior de nossa sociedade que, sob o pretexto da modernidade, sempre favorece mais o sistema baseado no modelo do isolamento. E e isso penetra nas sociedades que se dizem modernas", ressaltou o Pontífice.   

Lembrando de outros discursos que já fez em defesa da unidade familiar, o líder católico destacou que prefere ver "uma família ferida que a cada diz busca uma forma de amar a uma sociedade doente pelo fechamento e acomodada com medo de amar".   

"Prefiro uma família que, uma vez depois de outra, busca o recomeço a uma sociedade narcisistas e obcecada pelo luxo e pela comodidade. Eu prefiro uma família com a face cansada pelos sacrifícios aos rostos que não mostram tenacidade e compaixão", ressaltou.   

Entre aqueles que falaram ao sucessor de Bento XVI, estava um família formada por um homem e uma mulher divorciados e que se casaram novamente. No ano passado, Francisco "facilitou" o processo para casais que estão em um segundo casamento a voltar para a Igreja Católica e comungar.   

Além disso, uma mãe solteira também realizou uma fala que emocionou o Pontífice. Um das bandeiras do Papado de Jorge Mario Bergoglio é a reinclusão na vida religiosa de pessoas que saem do "padrão tradicional" da Igreja Católica.   

- Agenda: No penúltimo dia de sua agenda no México, nesta terça-feira (16), o papa Francisco viajará para a cidade de Morelia, capital do estado de Michoacan. O local é um dos pontos mais violentos do país, vítima de grupos de narcotraficantes.   

Há três compromissos agendados para hoje, sendo uma missa com o clero local no estádio Venustiano Carranza, às 14h (hora de Brasília), uma visita à Catedral da cidade às 19h20 e um encontro com jovens no estádio José Maria Morelos y Pavon, às 20h30.   

Amanhã (17), Bergoglio finaliza sua viagem pelo país em uma etapa em Ciudad Juarez, próximo à fronteira com os Estados Unidos, e "capital" do tráfico de pessoas no México. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos