Prêmios Nobel da Paz viajam à Venezuela para apoiar opositor

CARACAS, 16 FEV (ANSA) - Os prêmios Nobel da Paz Lech Walesa e Oscar Arias devem visitar a Venezuela no aniversário do segundo ano da detenção do líder opositor Leopoldo López, que é considerada arbitrária por diversas organizações de direitos internacionais.   

Eles devem participar de uma sessão especial da Assembleia Nacional, que tem maioria oposicionista, no próximo dia 18. Uma das principais bandeiras da atual formação, escolhida em dezembro, é a anistia de opositores detidos que são chamados por eles de presos políticos.   

A informação foi divulgada pela esposa do político, Lilian Tintori. Ela ainda disse que Mpho Tutu, filha do bispo sul-africano Desmond Tutu, e Ndaba Mandela, neto do também Nobel da Paz Nelson Mandela, devem participar do ato.   

"A visita destes quatro importantes representantes da paz e da democracia, sem dúvidas, ratifica a mensagem de paz, esperança e reconciliação que Leopoldo e nós temos levado a cada canto da Venezuela", disse, em coletiva de imprensa.   

A "Venezuela e o mundo sabem que Leopoldo é um líder pacífico, inocente, preso injustamente por querer um país melhor", concluiu Tintori.   

Um protesto pacífico foi convocado no próximo sábado, dia 20, em Caracas para pedir a liberdade de López e outros opositores. López, de 44 anos, foi condenado a 13 anos e nove meses de prisão por associação criminosa, incêndio, danos à propriedade pública e instigação da violência durante os protestos contra o governo de Nicolás Maduro realizados em fevereiro de 2014. As manifestações, registradas até maio daquele ano, deixaram 43 mortos e milhares de feridos.   

López cumpre pena na cadeia militar de Ramo Verde, ao norte de Caracas. O local é o mesmo onde esteve preso "preventivamente" desde o começo de 2014, quando se entregou às autoridades alegando ser inocente.   

Organizações de direitos humanos pedem sua libertação imediata, denunciando que ele passou por um processo judicial injusto.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos