Junto com Itália, Unesco cria 'capacetes azuis da cultura'

BRUXELAS, 17 FEV (ANSA) - A União Europeia já está pronta para contribuir com a criação dos "capacetes azuis da cultura", uma equipe de 60 especialistas e agentes policiais das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas que estará responsável por proteger Patrimônios Culturais da Humanidade da Unesco em áreas de conflito ou de ameaças de desastres naturais ao redor do mundo.   


A confirmação partiu da alta representante de Política Externa da UE, Federica Mogherini, nesta quarta-feira, dia 17. Em uma nota, a italiana disse que a iniciativa "abre caminho para uma intervenção que dará o exemplo para a comunidade internacional".   


"Defender patrimônios culturais é um dever do qual não se pode recuar, uma obrigação moral em relação às gerações futuras", explicou Mogherini.   


A ideia da "força-tarefa", que também incluirá policiais militares italianos, surgiu a partir de um acordo entre Itália e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) assinado no ano passado e parte da campanha mundial "Unite4Heritage" ("Unidos pelos Patrimônios"), organizada pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.   


A equipe irá contribuir com a guerra cultural contra a radicalização e o terrorismo não apenas para evitar que organizações terroristas consigam parte de seus fundos através do comércio ilegal de arte e de objetos culturais, mas também para preservar obras de grande importância que, segundo a alta representante, "são as raízes da humanidade".   


"A União Europeia, que há tempos está trabalhando em questões de diplomacia cultural, está pronta para contribuir com a 'força-tarefa' da Unesco para a preservação dos Patrimônios Culturais da Humanidade em cooperação com a Itália e com outros membros da UE", concluiu Mogherini. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos