Em meio à aproximação,presidente italiano visitará Argentina

BUENOS AIRES, 18 FEV (ANSA) - O premier italiano, Matteo Renzi, anunciou que o presidente da Itália, Sergio Mattarella, irá visitar a Argentina nos próximos meses em meio a esforços de uma reaproximação bilateral.   

Em visita oficial de dois dias, quando foi recebido pelo chefe de Estado argentino, Mauricio Macri, Renzi anunciou ainda a visita de uma missão com cerca de 300 empresários ao país. Outra visita muito esperada é do CEO da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne.   

"Podemos trabalhar juntos no âmbito internacional", disse Renzi, em entrevista ao jornal local "Clarín". "Com a Argentina de Macri podemos relançar os negócios em todos os planos. Estou certo que as reformas do novo presidente permitirão a nossos dois países crescer nos próximos anos", concluiu.   

Argentina e Itália têm uma forte ligação, principalmente por conta da grande comunidade de italianos no país. A relação bilateral, no entanto, sofreu com o episódio conhecido como "Tango Bonds", de credores, em sua maioria aposentados, italianos que não receberam após comprar títulos da dívida argentina no começo dos anos 2000. Após anunciar que deve pagar os credores nos próximos meses, o governo de Macri quer se reaproximar da Itália, assim como de outros países europeus, a fim de captar investimentos estrangeiros. Mercosul - "Temos que trabalhar para finalizar este acordo", disse Renzi, salientando que tentará "convencer os países mais céticos" da Europa sobre um tratado entre Mercosul e a União Europeia (UE).   

Macri quer conseguir um acordo com o bloco, que esteve travado por anos por conta de exigências impostas pelo governo de Cristina Kirchner. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos