Obama deve visitar Cuba em breve, dizem fontes oficiais

WASHINGTON, 18 FEV (ANSA) - O presidente norte-americano, Barack Obama, irá realizar uma histórica visita a Cuba nas próximas semanas, tornando-se o primeiro mandatário do país a visitar a ilha em cerca de sete décadas. O anúncio oficial deve ser feito na tarde de hoje, dia 18, mas fontes da Casa Branca anteciparam a notícias à emissora norte-americana "ABC".   

A histórica viagem acontece em meio ao processo de retomada de relações entre os dois países, anunciado em dezembro de 2014.   

Desde então, foram reabertas suas respectivas embaixadas, Washington tirou a ilha caribenho da lista de nações que apóiam o terrorismo e as duas partes avançaram no que diz respeito à abertura de viagens e negócios bilaterais. No começo desta semana, autoridades norte-americanas anunciaram a retomada de voos comerciais entre os países.   

No ano passado, em entrevista ao site "Yahoo", Obama disse "querer muito" visitar o país e que deseja fazer isso durante seu último ano de mandato.   

Fontes da Casa Branca informaram no mesmo dia que uma eventual visita seria a consequência lógica da retomada diplomática. O pré-candidato republicano à Presidência Ted Cruz, cujo pai é cubano, disse que Obama não deve visitar o país enquanto os irmãos Castro, acusados de não respeitar os direitos humanos, estiverem no poder. Outro pré-candidato republicano, Marco Rubio, também filho de imigrantes, chamou o governo cubano de uma "ditadura comunista anti-norte-americana".   

A viagem a Cuba deve fazer parte de um giro pela América Latina, acrescentaram as fontes da Casa Branca que pediram anonimato.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos