Cameron convoca referendo sobre permanência na UE

LONDRES, 20 FEV (ANSA) - O premier britânico, David Cameron, convocou neste sábado, dia 20, um referendo no próximo dia 23 de junho para que os britânicos decidam sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).   

"A questão neste referendo é que estaremos mais seguros, mais fortes e mais prósperos trabalhando juntos dentro de uma União Europeia reformada ou fora dela , sozinhos?", declarou o primeiro-ministro.   

"Acredito que deixar a Europa ameaçaria nossa segurança nacional e nossa economia", concluiu.   

Cameron conquistou o apoio majoritário dentro de seu Gabinete para a permanência, mas quer dar liberdade de voto à população para evitar crises dentro do Governo com os ministros dissidentes.   

O premier prometeu colocar "seu coração e sua alma" na campanha pela permanência após o acordo alcançado na última sexta-feira, dia 19, com Bruxelas, que prevê que Londres possa ativar por sete anos o chamado "freio de emergência" no acesso ao seu sistema de bem-estar social por parte de imigrantes que entrarem no país para trabalhar. Atualmente, o usufruto dos benefícios é gradual em um período de quatro anos. Cameron pedia que o "freio" fosse de sete anos, renovável por dois períodos de três anos cada. O Parlamento britânico deve aprovar oficialmente a data do pleito na próxima segunda-feira, dias 22.   

A votação popular foi uma das bandeiras d campanha pela reeleição de Cameron em 2015. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos