Democratas e republicanos realizam prévias nos EUA

WASHINGTON, 20 FEV (ANSA) - Neste sábado, dia 20, mais uma etapa da corrida eleitoral norte-americana, que culminará com a escolha do substituto do presidente Barack Obama no final do ano, acontece nos estados de Carolina do Sul e Nevada.   

Após o crescimento do republicano John Kasich nas últimas primárias em New Hampshire, no último dia 9, o polêmico magnata, Donald Trump irá testar sua popularidade na Carolina do Sul. O empresário segue à frente das pesquisas de intenção de voto dentro do partido conservador.   

Uma pesquisa encomendada pela emissora "NBC" e pelo diário "The Wall Street Journal" aponta uma redução da vantagem do magnata sobre o senador do Tea Party Ted Cruz, no entanto. Segundo a sondagem, as intenções de voto no bilionário caíram de 36% para 28%, enquanto Cruz subiu de 20% para 23%. Em Nevada, os democratas realizam um caucus, espécie de reunião em que são escolhidos os representantes por meio do consenso entre as pessoas presentes.   

Resultado é crucial para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton após o socialista Bernie Sanders vencer nas primárias de New Hampshire e passá-la pela primeira vez em âmbito nacional nas pesquisas.   

Os simpatizantes de Hillary têm medo de uma repetição dos resultados de 2008, quando a esposa de Bill Clinton perdeu para o então senador Barack Obama o direito de concorrer pelo partido à Presidência.   

No próximo dia 23, é a vez dos republicanos votarem em Nevada e no dia 27 os democratas realizam primárias na Carolina do Sul.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos