Obra póstuma de Umberto Eco será publicada em maio na Itália

ROMA, 20 FEV (ANSA) - O último livro do escritor italiano Umberto Eco, morto na última sexta-feira, dia 19, aos 84 anos, deve ser publicado em maio e se chamará "Pape Satan Aleppe - Crônicas de uma Sociedade Líquida", informou, em entrevista à ANSA, a escritora e colega Elisabetta Sgarbi.   


Ainda de acordo com ela, a obra já foi "acabada, entregue e corrigida", sendo que a capa do novo livro foi desenhada por seu amigo Cerri.   


"É um livro de ensaios, de intervenções sobre temas da atualidade e será publicado junto a seus dez títulos anteriores de ensaios", informou. O título do livro faz referência a um verso de Dante Alighieri em sua obra "O Inferno" e será publicado pela casa editorial "La nave di Teseo", a qual Eco ajudou a fundar. Seus romances também devem ser publicados pela casa editorial no futuro.   


"Ele estava orgulhoso deste novo empreendimento. Era o seu orgulho, a coisa mais importante da qual conversamos até seu último dia", acrescenta Sgarbi, que é diretora-geral e editorial da empresa.   


Eco morreu na noite desta sexta-feira (19) aos 84 anos. Além de escritor, ele era um importante semiólogo e filólogo italiano. Segundo sua família, citada pelo jornal "la Repubblica", o falecimento ocorreu às 22h30 (horário local), em Milão, na própria residência do intelectual. Eco nasceu em Alessandria, no Piemonte, em 5 de janeiro de 1932, e entre os seus maiores sucessos literários estão "O nome da rosa", de 1980, e "O pêndulo de Foucault", de 1988. Sua última obra, "Número zero", foi publicada no ano passado e fala sobre a redação imaginária de um jornal, com fortes referências à história política, jornalística e judiciária da Itália. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos