Jeb Bush deixa corrida eleitoral nos EUA

WASHINGTON, 21 FEV (ANSA) - Após a vitória do pré-candidato republicano Donald Trump nas primárias na Carolina do Sul no último sábado, dia 20, Jeb Bush anunciou sua desistência da corrida eleitoral. "O povo de Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul falaram e eu respeito isso. Por esta razão retiro minha candidatura", disse em comício, referindo-se às derrotas nas prévias nestes estados.   

Jeb, que atuou como governador da Flórida entre 1999 e 2007, é filho e irmão dos ex-presidentes George Bush (conhecido como Bush Pai) e George W. Bush, respectivamente.   

O magnata Donald Trump e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton foram os grandes vencedores das prévias realizadas em Carolina do Sul e Nevada. Após perder nas primárias em Iowa, que deram início às prévias, Trump venceu pela segunda vez, após também obter maioria dos votos em New Hampshire no último dia 9.   

"Não é nada fácil ser candidato a presidente. É ruim, é desagradável, é cruel, mas é maravilhoso", disse Trump após resultados serem revelados.   

O magnata teve 32,5%, Marco Rubio, em segundo lugar, teve cerca de 22, %, seguido por Ted Cruz, com 22,3%. John Kasich, que ficou em segundo em New Hampshire, dessa vez ficou em quinto lugar, com 7,6% dos votos.   

Em Nevada, Hillary Clinton venceu o caucus do Partido Democrata com cerca de 52,6% dos votos, sendo que seu rival, Bernie Sanders, obteve 47.4%.   

"A todos os que participaram, em cada canto de Nevada, com determinação e coração, esta vitória é de vocês", escreveu a pré-candidata nas redes sociais.   

Resultado é crucial para Hillary após o socialista vencer nas primárias de New Hampshire e passá-la pela primeira vez em âmbito nacional nas pesquisas. Os simpatizantes de Hillary têm medo de uma repetição dos resultados de 2008, quando a esposa de Bill Clinton perdeu para o então senador Barack Obama o direito de concorrer pelo partido à Presidência. No próximo dia 23, é a vez dos republicanos votarem em Nevada e no dia 27 os democratas realizam primárias na Carolina do Sul.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos