Papa se diz grato por encontro histórico com Cirilo I

CIDADE DO VATICANO, 21 FEV (ANSA) - O papa Francisco agradeceu a Deus neste domingo, dia 21, pelo encontro histórico mantido na capital de Cuba no último dia 12 com o patriarca de Moscou, Cirilo I.   

"Um agradecimento especial à Santíssima Trindade por ter desejado, nesta ocasião, que acontecesse em Cuba o encontro com o querido irmão Cirilo", disse Francisco, acrescentando que "foi um encontro muito desejado também por meus antecessores".   

A reunião estava sendo estudada há cerca de 20 anos por representantes das duas Igrejas, que representam as duas vertentes cristãs mais importantes do mundo e estão separadas desde 1054, um episódio que ficou conhecido como Cisma, quando desenvolveram modelos de autoridades próprios. Segundo o Papa, o episódio inédito se tratou de "uma luz profética da ressurreição, da qual hoje o mundo tem mais necessidade do que nunca".   

Reunião foi realizada durante escala em Havana antes de seguir viagem ao México, onde ficou o dia 18.   

México - Sobre a viagem ao México, o Papa disse que se tratou de "uma experiência de transfiguração". "O Senhor nos mostrou a luz de sua glória por meio do corpo de sua Igreja, de seu povo santo que vive na Terra" "Desta forma, os distintos encontros vividos no México estiveram cheios de luz, da luz da fé que transfigura os rostos e ilumina o caminho", concluiu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos