Topo

Trem que ultrapassa mil km/h deve ser criado em Dubai

24/02/2016 13h20

ROMA, 23 FEV (ANSA) - Hyperloop, o trem do futuro capaz de ultrapassar os mil quilômetros por hora, deve debutar em Dubai em tempo para a Expo 2020, que acontecerá na cidade árabe.   


E para esta quarta-feira, dia 24, está marcada a assinatura de um acordo entre a companhia Hyperloop Transportation Tecnologies (HTT), a startup criada pelo italiano Bibop Gabriele Gresta e pelo alemão Dirk Ahlborn e que tem sede em Los Angeles, nos Estados Unidos; e o governo dos Emirados Árabes. As informações são do próprio Gresta, que atualmente é o vice-presidente da empresa.   


Em Dubai, o transporte, se concluído a tempo, será usado para ligar o novo aeroporto do município com o da capital do país, Abu Dhabi, a uma velocidade de 1,223 km/h, percorrendo uma distância de 145 quilômetros em apenas 9,4 minutos.   


O supertrem, que só foi construído anteriormente em um percurso teste de apenas 8 quilômetros na Califórnia, consta em uma grande cápsula que viaja dentro de um tubo oco de aço.   


Este "túnel", onde é retirado o ar para diminuir o atrito e assim aumentar a velocidade, trabalha com um sistema de levitação adquirido a partir de imãs de cargas opostas. Além disso, o tubo é coberto por painéis solares e utiliza energias geotérmicas e eólicas tanto quanto a cinética, fazendo do transporte um meio limpo e sustentável.   


A ideia do trem foi lançada em 2013 por Elon Musk, fundador das companhias Tesla Motors e Space X, mas o projeto também é em parte italiano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.